Donde comer Donde dormir De compras Info práctica Qué ver Qué hacer Playas
Hoje en Ferrol

castelos / a magdalena / ferrol modernista / natureza / miradores / património
 
O conjunto patrimonial histórico de Ferrol tem um grande valor pela ordenación do território e o planejamento urbanístico da cidade. Neste sentido destaca a aproximação à utópica cidade portuária da Ilustração com um contraste entre o bairro portuário de Ferrol Vello, tipicamente medieval, e o da Magdalena, declarado Bem de Interesse Cultural (BIC), que se distingue por sua rigorosa retícula rectangular e duas praças de grande simetría. Este conjunto urbanístico pode considerar-se como o exemplo mais próximo da cidade ideal do século XVIII.
 
ARSENAL MILITAR
O desenho geral do Arsenal tem suas origens no século XVIII. Destacam suas formas rectangulares e os segmentos que se regem pela proporção do "número áureo". Em todo caso se determinam as necessidades de tipo funcional do astillero, delimitando a zona de armamentos ("parque")e de manutenção ("diques"), destacando o dique de Sino, um dos diques maiores do mundo com 145 metro de eslora e 12 de calado. Este conjunto foi declarado Bem de Interesse Cultural (BIC).
 

 
ARQUITECTURA TEATRAL
O Teatro Jofre inaugurado em 1892, é uma das mais importantes obras da arquitectura teatral da Espanha do XIX. Seu interior de espléndida acústica e formosa decoración, é testemunha da importante actividade cultural da cidade.
 

 
ARQUITECTURA CIVIL
Destacam uma série de serviços públicos da época da Ilustração. Entre eles a antiga Alameda, hoje "cantones", com uma importante tradição de jardim botánico e espécies vegetales de ultramar. São ademais dignas de menção as fontes públicas de San Roque e a Fama do século XVIII e o obelisco de Churruca.
 

 
ARQUITECTURA RELIGIOSA
As igrejas mais importantes do século XVIII são as de San Julián , San Francisco , Nossa Senhora das Dores , Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Angústias .
 

guia de ocio ferrol, naron, fene
Web Asociación de empresarios de hostaleria de Ferrol e Comarcas
turismo Ferrol Ortegal Plan de Dinamización Ferrol Ortegal
Nota legal | Acceso restringido
Ir a playas Ir a callejero  Ir a Cómo llegar Ir a Que ver