Naturaleza Ferrol , Eume y Ortegal
Donde comer Donde dormir De compras Info práctica Qué ver Qué hacer Playas
Hoje en Ferrol

castelos / a magdalena / ferrol modernista / natureza / miradores / património
 
Ferrol, tanto dentro do próprio município como em municípios próximos dispõe de uma enorme diversidade de espaços naturais que fazem da zona um lugar ideal para desfrutar da natureza e da paisagem única do norte de Galícia. Além das praias, tanto de ria como de mar aberto, na zona poderemos desfrutar de lagoas, bosques e alcantilados espectaculares de visita obrigada e inolvidable.
 
COSTA
A comarca de Ferrol destaca por seu amplo litoral, que permite gozar da natureza, e sobretudo do contacto com o mar. Uma paisagem que permite desfrutar das rias altas onde encontramos pequenas e tranquilas praias até grandes arenales abertos ao oceano Atlántico, contando com até 7 praias que gozam do distintivo da bandeira azul.
 

 
LAGOS
 
LAGO DE DONIÑOS
 
O lago de Doniños está emplazado num profundo vale bordeado comunicada com a praia de Doniños por um amplo complexo dunar. O lago, que atinge até 9 metros de profundidade em alguns lugares, é hábitat de numerosas aves, como fochas, zampullines garotos, cerceta comum ou o ánade real.
 
LAGO DE VALDOVIÑO
 
A lagoa da Frouxeira, situada na prefeitura de Valdoviño, na frente costero do vale do rio Aviño, tem uma extensão de uns 1.600 metros de longo por 500 metros de largo, hábitat de espécies como garzas reais, nutrias, cercetas, patos, ánades, agachadizas, zampullinos, cormoranes grandese vários tipos de gaviotas está considerada como Espaço Natural em regime de Protecção Geral.
 

 
MONTANHA
 
CATARATA DO RIO BELELLE
 
O rio Belelle conforma um profundo vale em seu curso médio, com frondosos lugares de grande beleza paisajística. Em decorrência do rio pelo município de Neda encontra-se uma cascata que salva um importante desnivel de 45 metros , altura que foi elevada até 153 para construir a presa da Fervenza.
 
"FRAGAS DO EUME"
 
Considerada como uma das jóias florestais ibérias , as fragas do rio Eume constituem o mais importante exemplo sobrevivente de bosque autóctono sobre a faixa litoral de Galícia . O parque natural Fragas do Eume acolhe em seus 9.125 hectares de superfície o que foi considerado melhor bosque atlántico costero desta fachada europa. Nele habitam espécies de grande singularidad que lhe valeram fama botánica internacional. Os bosques de robles que aqui chamamos "fragas" dominam a maior parte deste território sobreviveram à intervenção humana desde o neolítico. Poderemos desfrutar de uma paisagem muito similar ao que faz milhares de anos povoava a maior parte de Galícia e descobrir diferentes espécies que por raras, ameaçadas, ou por se situar fora de sua área normal de distribuição, se consideram de grande valor no âmbito científico.
 

 
O ALCANTILADO MÁIS ALTO DE EUROPA
 
Na sierra da Capelada cerca de San Andrés de Teixido. Tem 613 metros de altura sobre o nível do mar na Garita de Herveira, e uma pendente do 80 %. A sierra da Capelada desce directamente desde a garita de Herbeira até as águas do Oceano Atlántico, numa sucessão de alcantilados que se abrem ao intenso oleaje. É muito frequente ver cavalos em estado selvagem na estrada que atravessa a Sierra.
 

guia de ocio ferrol, naron, fene
turismo Ferrol Ortegal Plan de Dinamización Ferrol Ortegal
¡CSS Válido! Directorio de Guías de turismo
Nota legal | Acceso restringido
Ir a playas Ir a callejero  Ir a Cómo llegar Ir a Que ver