Playa de doniños
Donde comer Donde dormir De compras Info práctica Qué ver Qué hacer Playas
Hoje en Ferrol

turismo activo / caminho inglés / festas e tradições / lazer e cultura / passeios pela ría / visitas guiadas
 
DE INTERESSE TURÍSTICO
 
SEMANA SANTA
 
A Semana Santa ferrolana, considerada como festa de interesse turístico a nível nacional desde 1996. Durante esta semana desfilam pelas ruas do histórico bairro da Magdalena uns três mil penitentes.
 

 
FESTIVAL INTERNACIONAL DO MUNDO CELTA
 
Festival declarado de interesse turístico internacional reúne em Ortigueira a princípios de julho a dezenas de milhares de pessoas, convertendo-se no referente da música folk em Europa.
 

 
SANTUARIO DE SAN ANDRES DE TEIXIDO
 
Considerado o segundo santuário de Galícia após Santiago de Compostela é considerado de interesse turístico nacional. Destacando a romería que se celebra o 8 de setembro.
 

 
OUTRAS FESTIVIDADES
 
FERROLTERRA
 
Ferrol:
 
Festas de San Julián celebram-se o 7 de Janeiro em honra ao patrón de Ferrol. Os actos complementam-se com uma degustación gratuita de "arroz com leite", plato típico ferrolano.
 
Noite das Pepitas: A noite do 18 de Março, onde diferentes rondallas (grupos com trajes que recordam aos das tunas e com instrumentos de sensata) percorrem as ruas da cidade cantando aos encantos da mulher ferrolana. Esta prática que se vem celebrando ininterruptamente desde 1903, conta na actualidade com um festival no que participam todas as rondallas da cidade. Também é tradicional que nesta noite todos os locais hosteleros agasajen a seus clientes com um singular pastel em forma de coração, conhecido como "Bico dás Pepitas" (beijo das Pepitas).
 
Romería de Chamorro: Na segunda-feira de Pascua celebra-se a romería com mais tradição da comarca.
 
Festas de Amboage, conhecidas como festas de verão, no mês de agosto.
 
Narón: Oenach celta: É uma recreación dos oenach celta, que eram os mercados que empregavam as tribos celta na idade de ferro. No dia de Narón: 23 de novembro e as festas de verão: no mês de julho
 
Neda: O 16 de Junho celebra-se a festa de Nossa Senhora do Carmen e o 8 de Setembro as Festas de Santa María. A Festa do Rio tem lugar nos dias 30 e 31 de julho.
 
Fene: Festa do caminhante: Em Barallobre no primeiro domingo de julho. A Romería do Pote na última semana de agosto em Maniños e a Festa do Cavalo, que se celebra em Magalofes no final de Agosto.
 
Ares: Festa do Mar, em agosto e Festa do Corpus.
 
Mugardos: Festas do Carmen e do pulpo o 14,15 e 16 de Julio e na terça-feira de Pentecostés celebra-se a Romería da Virgen de Chanteiro.
 
Cedeira: Festas do Carmen, em torno do 15 de agosto.O Curro dá Capelada: Esta festa popular, também telefonema "Rapa dás Bestas", se celebra no último domingo de junho. Cita-a é no curro, recinto tradicional ao qual os proprietários baixam as rêses, que se reúnem e se separam no dia anterior ao grande momento. Nesse mesmo palco produz-se o confronto, no que os ganaderos mais experientes (aloitadores), com só as mãos, lutam com a besta até conseguir a reduzir para a marcar e rapar suas crines. Festa do Percebe: celebra-se nos últimos dias de julho.
 
Moeche: Festival Irmandiño, No terceiro sábado de agosto no que se pretende comemorar e reivindicar, com carácter feriado, o movimento Irmandiño, o qual supôs uma união da defesa dos interesses populares na contramão dos senhores das terras. "Feira do cabalo", que se celebra o 23 de Abril.
 
San Sadurniño: Festas Santa Isabel o 2 de julho.
 
As Somozas: Festas de Santiago nos dias 25 e 26 de julho
 
Valdoviño: Festas da Assunção celebram-se em Meirás, nos dias 14, 15 e 16 de Agosto, as festas de San Mamede: 14-18 Agosto e a Romería do Porto o 11 de julho
 
ORTEGAL

 
Ortigueira: Festas de Santa Marta (finais de julho).
 
Cariño: Festas do Carmen: 15 e 16 de julho.
 
Cerdido: Festas patronales, entre as que destacam San Antonio da Barqueira (13 de junho) e San Martiño de Cerdido (1 de julho).
 
Mañón:Festas do Carmen, o 16 de Julio com procissão marítima em O Barqueiro.
 
EUME

 
Cabanas: San Andrés o 30 de novembro em Cabanas e a festividade de San Martiño do Porto, com festejos nos dias 11 e 12 de novembro.
 
Capela: Romería de San Xoan de Caaveiro, que se celebra o 24 de junho, festa de Cabalar, o 15 de agosto e A Rapa dás Bestas "O Curro" é uma festa em que se marcam os cavalos que vivem livres em lhe monte. O curro da Capela celebra-se no monte de Ou Forgoselo.
 
Monfero: Festa de San Pedro Fix, o 1 de Agosto, Festa de San Gabriel, o 27 de Fevereiro.
 
Pontedeume: Festas das Peras, celebram-se nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Setembro. A Romería de Breamo nos dias 8 de Maio e 29 de Setembro e as festas do Carmen: nos dias 15 e 16 de julho.
 
As Pontes: Festa da Fraga, o 25 de julho. Festa do Grelo: No mês de Fevereiro.
 
guia de ocio ferrol, naron, fene
turismo Ferrol Ortegal Plan de Dinamización Ferrol Ortegal
¡CSS Válido! Directorio de Guías de turismo
Nota legal | Acceso restringido
Ir a playas Ir a callejero  Ir a Cómo llegar Ir a Que ver